Tâmaras, cultura milenar

A tamareira é uma palmeira originária da Arábia e Norte da África, cujo clima quente e solos arenosos lhe são propícios. No município de Lapão, onde se encontra a fazenda Terra, a tamareira encontra solos de altissima fertilidade aliados a clima seco e quente, ótimas condições para seu desenvolvimento.

No ano de 1999, num projeto pioneiro no Brasil, foram plantadas 1.000 tamareiras na fazenda. O projeto consiste numa parcela de terreno de 6,4 Há irrigados com micro-aspersão onde as palmeiras foram plantadas num espacejamento quadrado de 8 x 8 metros.

Neste projeto temos conseguido:

- Desenvolver know-how próprio na cultura baseado numa experiência real e adaptada aos fatores locais.
- Validar e ajustar informações provenientes de pesquisas nacionais.
- Avaliar os pontos de maior dificuldade na condução da cultura e propor métodos inovadores.
- Identificar novos fenótipos e aproveitar os mesmos para futura seleção.
- Iniciar o fornecimento de palmeiras adultas e rebentos de tamareiras já identificadas.

Palmeiras Adultas

A partir do ano de 2007 a fazenda inicia a comercialização de tamareiras adultas.

Atendendo ao crescente mercado de paisagismo, dispomos de tamareiras com até 5 m de altura (1,5 m de tronco limpo e 3,5 m de folha).
Estas palmeiras são muito indicadas para ornamentação de jardins ou caminhos, onde além de embelecer a paisagem, devem produzir magníficas tâmaras.

A vantagem de se adquirir uma palmeira já adulta reside em que não será necessário esperar anos até que cresça. Logo sua presença será percebida em qualquer local onde seja transplantada. Outro ponto importante é a possibilidade de já conhecermos o sexo e outras características da planta.

Consulte nossa disponibilidade de tamareiras. Teremos o maior prazer em lê ajudar.

Rebentos

Rebentos são brotos que nascem das tamareiras e que permitem propagar as mesmas de forma vegetativa. Isto é, de forma totalmente independente de cruzamento. O rebento sempre é idêntico à planta que o origina (um clone produzido pela natureza). Este é um dos motivos de ser o método de propagação preferido pelos produtores.

Os rebentos são destacados da planta adulta aos 3 o 4 anos de idade e colocados em potes individuais por um período de 6 a 8 meses para completar o enraizamento. Muitos deles já estão frutificando no momento de serem retirados da planta mãe.

Obter rebentos para iniciar um pequeno pomar é uma ótima opção pelo seguinte:
- Os rebentos já estão identificados, conhecemos seu sexo e o tipo de fruto que produzem;
- Iniciam a produção num espaço de tempo menor do que mudas de semente. Muitos já se encontram em produção;
- São menores e mais leves do que palmeiras adultas, existem várias opções para transporte.

Consulte nossa disponibilidade de rebentos. Teremos o maior prazer em lê ajudar.

Sementes

Também comercializamos sementes de tâmara para produção de mudas.

Utilizando sementes, as tamareiras tem iguais chances de serem machos ou fêmeas. A identificação de sexos só poderá ser feita a partir das flores, a partir dos 3 anos de idade.

A propagação de tamareiras utilizando sementes tem como vantagem o baixo custo das sementes e a facilidade de envio pelos correios. Tendo interesse em adquirir algumas sementes, contate Tere, ela se encarrega dessa distribuição e de enviar todas as instruções necessárias para a produção das mudas assim como o plantio das mesmas no local escolhido.

Mais informação:

Tem maiores detalhes sobre as propriedades nutritivas das tâmaras e cultura das tamareiras no site Tâmaras e Tamareiras.